Lisistrata/ Pesquisa Teatral

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Manual do Ator - Meu Sisitema

Meu sistema é o resultado de uma vida inteira de buscas... Ao longo de muitas tentativas, tentei desenvolver um método de trabalho para os atores que lhes desse condições de criar a imagem de um personagem, infundir-lhe a vida de um espirito humano e, por meios naturais, personificá-lo em cena, com arte e beleza...  A primeira proposição é: Não existem formas de como se tornar um grande ator ou representar este ou aquele papel. Muitos são os passos nescessários para chegar, em cena, ao verdadeiro estado criador de um ator. Quando é verdadeiro, é o estado normal de uma pessoa na vida real.Entretanto para chegar neste estado normal, um ator precisa ser: a) Fisicamente livre, tendo sob seu controle músculos livres;       b) Sua atenção deve ser infinitamente vigilante; c) deve ser capaz de ouvir e observar, em cena, da mesma forma como o faria na vida real, isto é, manter-se em contato com a pessoa com quem contracena; d) deve acreditar em tudo o que estiver acontecendo em cena e tenha ligação com a peça.
A Segunda proposição é: Um verdadeiro estado interior de criação em cena permite a um ator executar as ações que lhe são nescessárias para que possa ajustar-se às circunstâncias da peça, tanto as ações psicológicas interiores quanto as ações físicas exteriores... Na verdade, em todo ato físico há uma força motriz que impulsiona a ação física, assim como todoa ação psicológica interior também há ação física que expressa a sua natureza psíquica.
A união dessas duas ações resulta na ação orgânica em cena.
Esta ação, portanto, é determinada pelo tema da peça, por suas idéias, pelo caráter de um determinado papel e pelas cincunstância determinadas pelo dramaturgo.
Para que lhes seja mais fácil, como atores, executar esta ação em cena, situem-se inicialmente nas circunstâncias propostas pelo dramaturgo em relação ao personagem que estiverem representando. Façam a sim mesmos a pergunta: O que eu faria se a mesma coisa acontecesse comigo do mesmo jeito como acontece, na peça, ao personagem que estou representando? Descubram todas as razões que justificam as atitudes tomadas pelo seu personagem, e então ajam sem refletir sobre onde terminam as suas próprias ações e começam as "dele".
A terceira proposição é: A ação organica sincera resultará certamente na expressão de sentimentos sinceros.
Em resumo, portanto, poderíamos dizer: Em cena, um verdadeiro estado interior de criação, mais a ação e o sentimento, resultam em vida e naturalidade cênicas na forma de um dos personagens. é dessa forma que vocês chegarão o mais próximo possivel daquilo que chamamos de "metamorfose", conquanto que tenham, naturalmente, compreeendido bem a peça, suas idéias, seu tema e enredo, e tenham dado forma, em seu íntimo, ao cárater de um dos personagens da peça.
A força deste método está no fato de ele não ter sido inventado, mas de se basear nas leis da natureza. O sisitema não é uma roupa usada que vpcês possam vestir e sair usando. É toda um concepçãode vida na qual devem educar-se. E não pensem que poderão realizar todas essas coisas de uma só vez.
Se trabalharem com vontade inabalável e chegarem a conhecer e a disciplinar a sua própria natureza, só então, com talento, poderão tornar-se verdaeiros atores.
Através do estudo gradual do método, descobrirão que ele não é tão díficil de ser executado, na prática, quanto parece ser em teoria. Meu sisitema é válido para todas as nações, uma vez que todos os povos têm a mesma natureza humana. Esta última pode manifestar-se de muitas formas diferentes, mas isto não constitui m obstáculopara o meu sistema.

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