Lisistrata/ Pesquisa Teatral

domingo, 12 de setembro de 2010

Cabelos na Grécia Antiga

Cronologia capilar:
1500 - 650 A.C.: As mulheres gregas tinham cabelos longos encaracolados.
500 - 300 A.C.: Os cabelos uniram-se num nó no pescoço, o conhecido nó grego.
300 - 150 D.C.: Cor do cabelo alterada (iluminada) com açafrão (um método ainda usado alguns séculos mais tarde).


O cabelo da cabeça. Além deste termo geral, existem várias outras palavras, tanto em grego e latim, significando o cabelo, cada qual adquire o seu significado distintivo de algumas propriedades físicas do próprio cabelo ou de alguma peculiaridade no modo de organizar:
(1) Etheira (Ἔθειρα), uma cabeça de cabelo cuidadosamente vestida.
(2) Chaite (Χαίτη), devidamente a crina de um cavalo ou um leão, é utilizado para significar cabelo longo e esvoaçante.
(3) Phobe (Φόβη), quando usado com precisão, implica o cabelo num estado de desordem incidente a uma pessoa com uma sensação de medo.
(4) Pokas (Ποκάς), a partir Peiko (πείκω) ou Peko (πέκω), quando os cabelos estão penteados e vestidos.
(5) Thrix (Θρίξ), um termo geral para o cabelo, a partir do plural do que os romanos talvez emprestado a sua palavra Tricae (τρίχωσις τρίχωμα) e são usados no mesmo sentido.

 
Acessórios:
Ampyx: uma espécie de jóia (chamada pelos romanos «frontale») era uma banda ou placa de metal, que as senhoras gregas de classe alta usavam na testa, como parte do toucado. Por isso, é atribuído às divindades femininas (Artemisa usa um frontal de ouro). Do kuanampuyka, expressão de Píndaro, podemos inferir que este ornamento era às vezes feito de aço azul em vez de ouro, e os scholiast na passagem acima citada de Eurípedes afirma, que às vezes era enriquecida com pedras preciosas.
Os frontais usados por cavalos eram chamados pelo mesmo nome, e eram ocasionalmente feitos de matérias igualmente ricas. Na Ilíada, os cavalos que puxavam os carros de Hera e Ares são chamados hrysampykes. Também foram usadas por elefantes. Hesychius supõe que os homens têm frontais usados em Lídia. Eles parecem ter sido usados pelos judeus e outras nações do Oriente.


Sakkos: uma rede para cabelos usada por mulheres. O sakkos cobria a cabeça inteiramente como um saco ou sacola, que foi feito de vários materiais, como seda, linho e lã.

Fillet: Um pedaço estreito de tecido que foi usado ao redor da cabeça, para efeito decorativo.

Krobulos: uma maneira de arranjar o cabelo, uma espécie de topete ou crista formada por desenhar todo o cabelo para a coroa e não confiná-la em um nó. Esta foi à moda antiga para os homens no tempo de Xenofonte, mas o cabelo ainda estava tão desgastado pelas crianças.

Kekryphylon: Uma peça usada durante o dia, assim como á noite, ainda hoje se usa, desde os tempos mais antigos até os dias actuais. É mencionado por Homero, e ainda é usado em Espanha e Itália. Estes cabelos, eram frequentemente feitos de ouro, fios, às vezes, de seda ou o linho Elean, e provavelmente de outros materiais, que não são mencionados pelos escritores antigos. As pessoas que faziam estas redes eram chamadas kekrufaloplokoi.

Stephanos, de Stefo (colocar ao redor): tiara, coroa, grinalda, coroa de flores, folhas, flores, a vitória de carvalho, oliveira, coroa de aipo selvagem, ou de metal desgastado em torno da cabeça e usado como um ornamento festivo no jantar, ou recebido como uma recompensa do mérito. Foi uma das instituições de Licurgo que os espartanos deve ir para a batalha usando grinaldas, e o sacerdote que oficiou no altar em sacrifício sempre usava um colar de pérolas. O uso de Stephanos entre os gregos, tanto para ocasiões públicas e privadas, era muito comum.

3 comentários:

  1. Bom dia gostei muito de seu site , capturei algumas imagens caso permita-me adoro a história dos cabelos antigos , trouxe-me mais clareza a minha mente atenciosamente

    ResponderExcluir
  2. adorei os tipos dos cabelos antigos muito bonitos pra mim sao muito valorizados

    ResponderExcluir